Intervenção Sal&Samba

Por Paula Jardim

Seg. a Sáb. das 13h às 22h | Dom. das 10h às 22h

A arte é inspirada em Tia Ciata e na sua contribuição artística na cultura do samba, desde a religiosidade, gastronomia, vestimentas e fantasias.

Tia Ciata era cozinheira, mãe de santo, baiana e brasileira, considerada por muitos como uma das figuras influentes para o surgimento do samba carioca. Era na comida que a baiana expressava suas convicções religiosas, ou seja, a sua fé no candomblé, religião proibida e perseguida naqueles tempos. Além dos doces, Tia Ciata alugava as roupas de baiana para os teatros para que fossem usados como figurinos de peça e para o carnaval dos clubes.

Com este comércio, muita gente da Zona Sul da cidade, da alta sociedade, ia à casa da baiana, passando a frequentar as suas festas. Foi nessas festas que Tia Ciata passou a dar consultas com seus Orixás. Ela também ficou marcada como uma das principais animadoras da cultura negra nas nascentes favelas cariocas. Em sua casa, onde os sambistas se reuniam, foi criado o primeiro samba gravado em disco - "Pelo Telefone" -, uma composição de Donga e Mauro de Almeida.

Local: Galeria de Acesso

Classificação: Livre

Ingressos

Gratuito.

Como chegar
RUA DIAS DA CRUZ, 170 - MÉIER - RIO DE JANEIRO (21) 2597-3897 contato@imperator.art.br